27 Comentários

O mundo dos sonhos é algo incrível mesmo. E assustador. Neles, já senti uma facada no quadril e acordei com dor naquele lugar. Já sonhei amamentando um bebê, e acordei com o seio dolorido. Já me apaixonei, e acordei com saudade daquela pessoa imaginada. Também recorro às interpretações da internet, ainda mais quando sonho várias vezes com bebês, perseguições e situações de morte.

Às vezes, o sonho é um refúgio de experiências lindas e emocionantes.

Outras vezes, nos mostra em 3D o lado mais obscuro e terrível da "vida".

Expand full comment

É bizarro como as sensações são reais, Anny! E como determinadas coisas surgem com frequência, como no seu caso "os bebês" e no meu "as passarelas". Estranho rsrsrsrrsrs

Expand full comment

Cá entre nós, gostaria que todos os sonhos fossem deliciosos, um descanso das limitações do dia. Estou cansado de sonhar com tarefas do trabalho ou vendo promoções no supermercado. Quero viagens, encontros sensuais, voar por aí... Mas pelo menos não tomei três tiros no peito.

Expand full comment

Verdade, Chris! É terrível sonhar que está trabalhando kkkkkkkk ou tomando tiros. Poderia ser só umas maluquices gostosas. 😁

Obrigada pela leitura! ✨

Expand full comment

fiquei me perguntando se João Bidu é uma referência que ainda está por aí ou se está na sua memória, assim como está na minha. um tempo atrás, eu tinha eu tinha muitos sonhos vívidos que me faziam acordar beeeem cansada. tem um nome pra isso, acho, mas eu esqueci.

gostei que você compartilhou o sonho com a baleia. eu amo baleias! eu tenho no meu celular um vídeo de alguns anos atrás de uma moça que encontrou uma baleia no mar quando estava de caiaque... vira e mexe revejo esse vídeo. eu ainda espero encontrar baleias nos meus sonhos e, quem sabe um dia, na vida real também.

Expand full comment

Lari, eu não sei se João Bidu é um hype, mas acho que não. Nunca mais ouvi falar, mas eu adorava as revistinhas dela quando era adolescente rrsrsrsrsts

Obrigada pela leitura do texto! As baleias são muito fascinantes mesmo. Até o som que elas emitem é uma mistura de lamento com formosura, difícil explicar rsrsrrs

Expand full comment

Obrigado pela indicação, Raisa :)

Expand full comment

Ah, que texto precioso <3

Sou do time que presta muita atenção nos sonhos - e já fiz até curso pra aprender a interpretar pela perspectiva junguiana hahaha então eu levo os meus super a sério. Achei essa descrição que você fez do trecho da baleia no livro da Rosa Montero incrível - e essa conexão com o seu... acho fascinante como a gente pode viver tantas vidas e sentir tantas coisas em sonho. Tipo você com a experiência do tiro. Me deixou mais curiosa pra ler essa obra que você cita. Até agora, só li "A Ridícula Ideia de Nunca Mais te Ver". Sobre Lucia Berlin, tá na minha lista há anos...

Expand full comment

Cândida, tinha uma época que eu lia tudo do Jung e ficava obcecada por fazer essas interpretações. Hoje já me esqueci de tudo rsrsrsrs.

Eu não conhecia a Lúcia, fui saber dela no livro da Rosa. Fiquei curiosa e teve uma promoção na Amazon, e acabei comprando no impulso,sem se querer querendo.

Obrigada pela leitura! ✨

Expand full comment

Ah, a lucidez nos sonhos, né, lá o perigo não é real... ou é?! ;))

Expand full comment

Acho que não rsrsrsrssr por isso a gente vai pronto para qualquer loucura. Obrigada pela leitura, Yuri! ✨

Expand full comment

Ah, e o movimento em slowmotion nos sonhos sempre me intrigam ahahaha

Expand full comment

É muito bizarro, né. Outras pessoas que sonham com brigas tbm falam desse slowmotion. Loucura coletiva 😅😅😅

Expand full comment

Siiiiim ahahaah a minha corrida em sonho é sempre assim!

Expand full comment

Amei seus relatos oníricos, Ra! Me lembrei do incrível livro sobre sonhos do Sidarta Ribeiro "O oráculo da noite".

Expand full comment

Adorei esse texto! Fiquei fascinada com a temática dos seus sonhos e suas descrições deles! Sabe que há muito tempo não me lembro dos meus?! ……

Expand full comment

É uma loucura, né? Eu tenho inveja de quem dorme e não lembra, Giuliana rrsrsrsrsts acho que apagar assim deve ser mais confortável pro sono.

Expand full comment

Que belo texto, essa ligação entre os sonhos e a arte é algo que sempre me fascinou. Aliás, já li o Manual da faxineira da Lúcia Berlin, livro incrível, no meu agora abandonado blog sobre literatura escrevi sobre ele, se eu achar o texto reproduzo na minha newsletter.

Expand full comment

Obrigada pela leitura, Douglas! Se encontrar o texto do seu blog me envia? Comprei esse livro literalmente sem querer.

Expand full comment

Que texto incrível Raí!!! Os meus sonhos também são bem lúcidos e muito deles são relacionados a música (que é a coisa que mais amo na vida) eu sempre acredito que os meus sonhos tem um certo presságio... Provavelmente, isso é só coisa da minha cabeça... Porém, me ajuda a continuar caminhando e acreditando num futuro melhor ❤️❤️

Expand full comment

Obrigada, Kauê! ✨ Acredito que se a gente analisa o sonho, eles viram presságios mesmo. Estão sempre querendo nos dizer alguma coisa.

Expand full comment

Raíssa, adorei sua carta! Há algumas edições atrás, eu narrei um sonho recorrente que tenho em que estou em alto mar, é noite e uma baleia jubarte passa por mim. Aliás, amo essa temática dos sonhos e acho que as experiências oníricas ajudam muito a comor a escrita. Vou dar um curso sobre isso em julho. Obrigada pela menção na newsletter. <3

Expand full comment

Que maneiro, Dia! Provavelmente eu li seu texto e ele ficou armazenado na caixinha da minha cabeça. É muito louco e maravilhoso sonhar com uma baleiona, né? Quando li o trecho da Rosa, sinceramente, senti uma ponta de inveja.

Quero participar desse curso! Quando puder dar mais informações, estarei pronta! ✨ Obrigada pela companhia, Dia!

Expand full comment

Sobre o curso: vou divulgar lá no instagram.

Sobre os sonhos, eu adoro como podemos compartilhar referências e trocar essas experiências na escrita. <3

Expand full comment

Atenta! 🍀

Expand full comment

deve ser uma experiência muito intensa ficar assim tão perto de uma baleia… é incrível que haja um animal tão gigantesco.

Expand full comment

Descola o eu do corpo ver uma baleia.

Expand full comment