27 Comentários
set 22Curtido por Raisa Monteiro Capela

Eu tenho um ranço enorme do WhatsApp. Concordo totalmente com a superficialidade e a baixa qualidade das interações. Parece que basta mandar um "e aí, tudo certo?" e ninguém precisa se encontrar, sentar, conversar. Tirando os grupos do trabalho, mantenho tudo silenciado, e só respondo alguém na hora se for algo realmente urgente. 🙄

Ótimo texto, Rai! 👏🏼

Expand full comment
author

Bate aqui, Lu! 🤚🏿 Eu tô aprendendo a responder no meu tempo...

E percebo exatamente isso que vc falou: ninguém precisa se encontrar, marcar nada, basta falar no zap e tudo certo. Bizarro.

Expand full comment
Há 22 horasCurtido por Raisa Monteiro Capela

Zap, o que funcionou para mim:

- Tirei todas notificações

- Tirei aqueles visto por ultimo etc

- Respondo quando puder

- Grupos, se me colocaram eu respondo apenas se me marcarem ou quanto estou afim

- Sempre responde, mas no meu tempo, se a pessoa quer algo imediato me ligue (não vou atender hehhe)

Expand full comment
author

Márcio, fiz as mesmas coisas. Mas também coloquei um recurso que ninguém pode me colocar num grupo de whatsapp, apenas me enviando um convite e eu aceito ou não. Foi ótimo! 🫢

Expand full comment
Há 23 horasCurtido por Raisa Monteiro Capela

Uma boa prática que eu adicionaria: se for assunto de trabalho, mande e-mail, não mensagem pelo WhatsApp.

Expand full comment
author

Chris, e-mail para trabalho é a cereja do bolo! Seria um sonho se voltássemos as comunicações profissionais para o email! 🥹

Expand full comment

Amiga, eu tive uma fase com um ranço enoooorme do whatsapp. Daí eu mergulhei no instagram e me dei mal. Hahaaha. Na época em que entrei num bode do zap zap, silenciei todo mundo, exceto meu núcleo familiar, arquivei todos os grupos (os poucos que não sai). Desde que baixei o app, lá em 2013, 2014 ?, não lembro, enfim, desde sempre tirei aquele negócio de ver que a pessoa viu a mensagem (não sei se essa ferramenta foi uma atualização ou o app já se lançou com ela, mas desde sempre desabilitei essa funcionalidade. Me causava muita ansiedade na espera de uma resposta).

O lado bom são meus grupos de amigas. O nosso e outros com outras amigas que moram distante. Todas conscientes, tratando apenas de fofocas ou falando mal de homem. Eu amo! Mas trocaria facilmente por uma mesa de bar e uma cerveja geladinha com vocês ao lado!!

Um beijo! Amei demais o texto.

Expand full comment
author

Kkkkkkkkkk amiga eu ri! Trocou uma tragédia pela outra. Acontece o tempo todo...

Grupo de amigas falando mil e uma bobagens e utilidades é o que salva! 🥰 Um dia nossa cerveja sai! 🍻

Expand full comment
set 23Curtido por Raisa Monteiro Capela

Que texto alívio! Somos muitos, descobri isso nessa rede. Não estamos sós na busca por conexões reais em tempo humano, lento, respeitoso. Teve momentos que achei que estava só, e talvez sim, infelizmente a maioria aderiu a toda essa loucura desumana sem pensar nos prejuízos, mas aqui , nessa única rede,minha única além do whatsapp, achei vocês, a gente se achou! Que bom. Me sinto menos sozinha na minha chatice, ou bom senso menos. Pra mim são os outros que estão loucos. Obrigada por indicar minha news!

Expand full comment
author

Flora, foi um grande encontro mesmo!!!! Uma descoberta difícil de fazer na vida real, inclusive! Rola uma sintonia muito fina mesmo! Vamos combinar um zoom!!!

Expand full comment
set 22Curtido por Raisa Monteiro Capela

Esse texto do after babel também mexeu comigo, não só no WhatsApp mas também no Strava, que eu até deletei: por que diabos preciso marcar por onde eu ando e contar isso pra 9 amigos????? Esse aplicativo 360 não conheço e espero jamais precisar conhecer.

Expand full comment
author

O texto tá impecável! Strava é de corrida, não é? Eu também não conhecia esse 360 e fiquei muito abismada deles usarem isso sem nenhuma problematização.

Expand full comment

Isso, de corrida, bicicleta, caminhada, dá pra botar até natação (acho que precisa de relógio daí). E é de abismar mesmo. Quem diria que adolescentes iam se deixar localizar assim tão fácil, rs.

Expand full comment
set 22Curtido por Raisa Monteiro Capela

Atualmente, odeio o WhatsApp. Essa sensação de estar interagindo com o mundo inteiro ao mesmo tempo é enlouquecedora. Me identifiquei plenamente no texto.

Expand full comment
author

É muito cansativo, né, Rodrigo. Dei por mim que estou esgotada!

Expand full comment
set 22Curtido por Raisa Monteiro Capela

Ps:. O WhatsApp serve pra uma coisa: pessoas avisarem que vão me ligar. Não sei se é o trauma de ligar pra pizzaria sendo criança ou da minha mãe ligando 80x quando era adolescente, mas ligação é sempre em último caso ou com aviso. E sim, se é urgente e eu tô perto de quem pode precisar de mim na urgência, é caso de 192 ou 190.

Expand full comment
author

Pois é, atualmente o galera prefere que passe o briefing pelo ZAP antes de ligar. É válido... Pq vai que é um assunto que vc está zero afim de tratar naquele momento, né...

Expand full comment
set 22Curtido por Raisa Monteiro Capela

Foi lendo esse teu texto que desabilitei o meu "online". Eu tb uso pra trampo e acabei de tomar a decisão de deixar isso ligado só durante o tempo de trabalho. Obrigada ❤️

Expand full comment
set 22Curtido por Raisa Monteiro Capela

Nossa, amiga, compartilho dos mesmos sentimentos em relação ao WhatsApp. Morro de preguiça!

Aqui não é tão popular. Meus amigos daqui são poucos os que tem whatsapp e não é usado pra trabalho ou negócios. Não existe isso de grupo da firma e vc nunca vai fazer uma reserva de restaurante ou falar com seu médico pelo whatsapp. Eu acho isso ótimo! Gosto dessa separação da vida privada.

E fiquei feliz de vc citar nosso grupo! Amo nosso cantinho virtual 🥰

Expand full comment
author

Amiga, meu sonho viver num lugar que poucos tem whatsapp e não existe grupo da firma e tudo é tratado via e-mail! Saudades dessa época 😅😅😅

Expand full comment

O ápice - de cabeça pra baixo - é se ver pensando num emoji (ou sticker) ao invés duma palavra. Se a comunicação por vezes já sai embaçada por texto, imagina num desenho…

Expand full comment
author

Marco, um emoji que uso muito e não sei definir em palavras até hoje é esse: 🫠

Me representa demais rsrrsrsrss

Expand full comment

E a questão piora sobremaneira porque é pouco provável que a definição dada por você coincida com a compreensão de seu interlocutor…

Expand full comment
set 22Curtido por Raisa Monteiro Capela

que engraçado. pra mim o whatsapp é uma salvação. eu detesto falar no telefone, não atendo ligação nunca, nem da minha mãe. a pessoa que quer falar comigo tem que marcar horario, rsrs. no whats eu respondo quando eu quiser. coloco todos os grupos no mute e os grupos que tenho menos interesse estão no arquivo (configurado para não voltar para a lista principal quando chega mensagem). e como vivo geograficamente longe da maioria dos meus amigos, é uma forma bem adequada de manter alguma proximidade (sem ter que falar no telefone). acho que eu uso o whats meio como se fosse email, sabe?

Expand full comment
author

Alessandra, acho que é bem geral o desconforto de atender ligação. O povo prefere realmente o whatsapp ou que passe um 'briefing' antes de ligar.

Eu também arquivo, silencio, faço tudo isso, mas o ranço com o aplicativo não some kkkkkkkkkk E para quem mora distante dos amigos e da família, o WhatsApp é uma mão na roda mesmo!

Expand full comment

texto maravilhoso!

fica aqui a informação necessária: tem como escolher quem pode te colocar em grupos! vá em "privacidade", e na sequência "grupos". lá você decide quem pode te colocar normalmente, e os demais ao tentar te colocarem não conseguirão, assim você irá receber um convite que expirará em até 3 dias.

Expand full comment

não tenho tantas questões com o whatsapp quanto tinha com as redes sociais (boa parte por causa dos algoritmos). estabeleci limites e vivo bem com eles: só vejo assuntos de trabalho durante o expediente e não sinto qualquer obrigação de responder quem quer que seja instantaneamente.

Expand full comment